Regras de Segurança

Publicado em sexta, 19 junho 2015, 21:33

Regras de Segurança - Normas gerais para radiocontrolo

  1. Elabore uma lista de verificações certificando-se de que tudo está em condições para poder ir para o campo de voo. Deverá ter mantido as baterias à carga durante a noite.
  2. À sua chegada ao campo, antes de mexer no Emissor, verifique se existe um controlo de Frequências; só deverá ligar o seu rádio quando a sua frequência estiver disponível.
  3. Se não houver Controlo de Frequências, informe-se das outras frequências e avise qual a sua; Se houver duplicação de Frequências, coloque-se perto de quem utiliza a mesma e esteja atento aos que vão chegando, para ver se têm o mesmo cuidado;
  4. Antes de descolar o seu aeromodelo, verifique:
    1. Se todas as superfícies móveis funcionam correctamente;
    2. Se o Rádio tem alcance de emissão;
    3. Se os trims do Rádio estão em posição correta;
  5. Não faça incidir os gases de escape do seu motor na direção dos outros praticantes;
  6. Aconselhe o público a afastar-se pois existem perigos inerentes ao funcionamento dos modelos;
  7. Observe as regras específicas dos recintos privados, cedidos obsequiosamente: Base Militares, Aeródromos Civis, etc. e especialmente não deite lixo no chão: mantenha o campo de voo tão limpo quanto o desejaria encontrar quando chega;
  8. Controle a carga das suas baterias; se não tiver verificador de carga, faça no máximo SEIS voos de 10 minutos;
  9. Veja onde está o Sol e evite ficar encandeado com ele; não voe junto a cabos aéreos ou outros obstáculos.
  10. Depois do motor afinado e do teste com o modelo a 45º, certifique-se de que a Pista está livre e prepare a sua descolagem avisando em voz alta: "VOU DESCOLAR".
  11. Após a descolagem, execute sempre a volta inicial para o lado oposto onde você se encontra e se situam os espectadores e os veículos; NUNCA execute quaisquer manobras sobrevoando os locais referidos;
  12. Não deixe o seu modelo distanciar-se demasiado: a definição da sua atitude torna-se precária e, se o motor parar, torna-se difícil trazê-lo de regresso;
  13. Ao decidir aterrar, avise em voz em voz alta: "VOU ATERRAR";
  14. Em caso de emergência, ALERTE os demais para lhe facilitarem a manobra e para os precaver do perigo;
  15. Controle o tempo de voo, para não entrar em falta de combustível.
  16. As viaturas e pessoas devem estar colocadas atrás da linha de voo, obrigatoriamente, sendo proibido sobrevoar as mesmas.

Regras de Segurança

(Excerto do Regulamento Nacional de Aeromodelismo – Código Desportivo da FPAm)

Normas Gerais

  1. Proibições
    1. Uso de Hélices e pás de rotores com lâminas metálicas.
    2. Uso de Hélices ou rotores reparados.
    3. Uso de motores impropriamente montados.
    4. Uso de narizes e porcas de hélices aguçados.
    5. Uso de equipamento de rádio sem montagem anti-choque onde haja vibrações mecânicas.
    6. Uso de lastro ou partes pesadas sujeitas a serem projetadas.
    7. Mechas fusíveis que ardam e não estejam encerradas em tubo ou similar que as apague.
  1. Recomendado
    1. O modelo dever ser portador de identificação pessoal do proprietário, ou seja, o número e letras constantes da licença desportiva nacional.
    2. Todas as peças pontiagudas de um modelo devem ter na ponta um raio mínimo de 5mm.

Verificações antes do voo

Imediatamente antes do voo, o aeromodelista deve verificar as condições atuais e o funcionamento próprio de todas as partes que contribuem para um voo eficiente e seguro do modelo, do aperto e fixação das várias partes, em especial os motores e hélices.

Os modelos que não tenham sido testados e provados em voo, não devem ser voados na presença de espectadores.

Deve haver empenho em conduzir todos os voos de modo a evitar perigo para os espectadores e outros aeromodelistas.