Regras de Segurança
Publicado em sexta-feira, 19 junho 2015
Regras de Segurança - Normas gerais para radiocontrolo
- Elabore uma lista de verificações certificando-se de que tudo está em condições para poder ir para o campo de voo. Deverá ter mantido as baterias à carga durante a noite.
- À sua chegada ao campo, antes de mexer no Emissor, verifique se existe um controlo de Frequências; só deverá ligar o seu rádio quando a sua frequência estiver disponível.
- Se não houver Controlo de Frequências, informe-se das outras frequências e avise qual a sua; Se houver duplicação de Frequências, coloque-se perto de quem utiliza a mesma e esteja atento aos que vão chegando, para ver se têm o mesmo cuidado;
- Antes de descolar o seu aeromodelo, verifique:
- Se todas as superfícies móveis funcionam correctamente;
- Se o Rádio tem alcance de emissão;
- Se os trims do Rádio estão em posição correta;
- Não faça incidir os gases de escape do seu motor na direção dos outros praticantes;
- Aconselhe o público a afastar-se pois existem perigos inerentes ao funcionamento dos modelos;
- Observe as regras específicas dos recintos privados, cedidos obsequiosamente: Base Militares, Aeródromos Civis, etc. e especialmente não deite lixo no chão: mantenha o campo de voo tão limpo quanto o desejaria encontrar quando chega;
- Controle a carga das suas baterias; se não tiver verificador de carga, faça no máximo SEIS voos de 10 minutos;
- Veja onde está o Sol e evite ficar encandeado com ele; não voe junto a cabos aéreos ou outros obstáculos.
- Depois do motor afinado e do teste com o modelo a 45º, certifique-se de que a Pista está livre e prepare a sua descolagem avisando em voz alta: "VOU DESCOLAR".
- Após a descolagem, execute sempre a volta inicial para o lado oposto onde você se encontra e se situam os espectadores e os veículos; NUNCA execute quaisquer manobras sobrevoando os locais referidos;
- Não deixe o seu modelo distanciar-se demasiado: a definição da sua atitude torna-se precária e, se o motor parar, torna-se difícil trazê-lo de regresso;
- Ao decidir aterrar, avise em voz em voz alta: "VOU ATERRAR";
- Em caso de emergência, ALERTE os demais para lhe facilitarem a manobra e para os precaver do perigo;
- Controle o tempo de voo, para não entrar em falta de combustível.
- As viaturas e pessoas devem estar colocadas atrás da linha de voo, obrigatoriamente, sendo proibido sobrevoar as mesmas.
Regras de Segurança
(Excerto do Regulamento Nacional de Aeromodelismo – Código Desportivo da FPAm)
Normas Gerais
- Proibições
- Uso de Hélices e pás de rotores com lâminas metálicas.
- Uso de Hélices ou rotores reparados.
- Uso de motores impropriamente montados.
- Uso de narizes e porcas de hélices aguçados.
- Uso de equipamento de rádio sem montagem anti-choque onde haja vibrações mecânicas.
- Uso de lastro ou partes pesadas sujeitas a serem projetadas.
- Mechas fusíveis que ardam e não estejam encerradas em tubo ou similar que as apague.
- Recomendado
- O modelo dever ser portador de identificação pessoal do proprietário, ou seja, o número e letras constantes da licença desportiva nacional.
- Todas as peças pontiagudas de um modelo devem ter na ponta um raio mínimo de 5mm.
Verificações antes do voo
Imediatamente antes do voo, o aeromodelista deve verificar as condições atuais e o funcionamento próprio de todas as partes que contribuem para um voo eficiente e seguro do modelo, do aperto e fixação das várias partes, em especial os motores e hélices.
Os modelos que não tenham sido testados e provados em voo, não devem ser voados na presença de espectadores.
Deve haver empenho em conduzir todos os voos de modo a evitar perigo para os espectadores e outros aeromodelistas.