Aeromodelismo

Publicado em quinta, 18 junho 2015, 23:14

Aeromodelismo é a construção de modelos, em escala reduzida, de estruturas aeronáuticas e aeroespaciais (aviões, balões, foguetes etc.). Existem várias categorias conforme o tipo de aeromodelo:

VCC - vôo circular controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos;

Rádio Controlado - o aeromodelo é controlado por meio de um rádio de controlo remoto e é, atualmente, a mais praticada dividindo-se em duas modalidades, que se diferem pelo seu tipo de motor: aeromodelos com motores a explosão (combustão interna) e os aeromodelos com motores elétricos;

Vôo livre - o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.

A Secção de Aeromodelismo da AMCP, a modalidade da grande maioria dos associados, possui em plena cidade de Coimbra umas invejáveis condições para a prática desta apaixonante modalidade.

Sendo a modalidade mais praticada pelos nossos sócios, é também aquela por que a Associação é mais conhecida.

Com inúmeras saídas a encontros, não só nacionais, a Associação tem tentado estar presente no maior número possível de eventos. Estando em assumida fase de expansão, pretende-se agora, organizar saídas a encontros internacionais de nível mundial reconhecido. Espanha, França, Alemanha poderão ser alguns dos destinos a que nos propomos deslocar...

Uma modalidade verdadeiramente apaixonante, voar um modelo rádio-controlado leva-nos a uma outra dimensão de divertimento e entusiasmo. Se observar a evolução de um qualquer modelo a fazer manobras mais ou menos complicadas já é algo que nos deixa a olhar "para o ar" por longos momentos, estar ao controle do respetivo modelo torna-se seguramente uma necessidade! Não se consegue deixar de voar. Não se consegue deixar de tentar evoluir! É uma modalidade que nos "prende" para sempre!